• Sábado , 20 Abril 2024

Exportações portuguesas aumentaram nos principais mercados europeus

 

«As exportações portuguesas conquistaram, durante o ano passado, quota de mercado nos dez principais destinos europeus tanto ao nível dos bens como dos serviços, uma confirmação de que a melhoria de desempenho ao nível das contas externas é generalizada, não estando apenas concentrada em alguns países ou sectores.

Ao cruzar os dados das exportações de Portugal para os seus clientes com o das importações totais realizadas por esses países, é possível verificar que, no que diz respeito aos países que mais compras fazem a Portugal (e que representam quase 70% do total das vendas portuguesas ao exterior), se verificou, em 2016, um aumento da importância dos bens e serviços nacionais.

O país onde Portugal conta com uma maior quota de mercado é, como seria de esperar, a vizinha Espanha, onde se registou no ano passado um valor de 4,83%. Em 2015, a quota tinha sido de 4,64%. O que isto significa é que, no ano passado, Portugal conseguiu não só aproveitar a retoma da economia espanhola, como ganhar algum espaço face a outros países concorrentes. […]»

Ver notícia completa no jornal Público de 9/08/2017.

 

Related Posts

Leave A Comment