• Sábado , 27 Abril 2024

A Cimeira União Europeia-Canadá e o Acordo CETA

Nos passados dias 23 e 24 de novembro realizou-se a Cimeira UE-Canadá, na cidade de St. John’s, Canadá. Esta Cimeira tinha, como pontos de ordem, a discussão de alguns dos assuntos do panorama mundial, como a situação dos conflitos na Ucrânia e Palestina e a situação económica global, mas também, fazer um ponto de situação sobre as relações comerciais entre as duas economias.

Para além de se terem conhecido os primeiros resultados acerca do Acordo Comercial CETA foram também anunciadas algumas medidas que visam estreitar, ainda mais, as relações entre a UE e o Canadá, a saber: (i) o estabelecimento de uma Aliança Verde, em consonância com as políticas de ambas as partes no sentido de atingir a neutralidade climática até 2050; (ii) o lançamento de uma parceria digital que visa um trabalho conjunto em diversas áreas tecnológicas como inteligência artificial, a conectividade internacional segura, a cibersegurança a identidade digital e as competências digitais; (iv)a participação do Canadá no programa de investigação e inovação europeu “Horizon Europe”.

Foram também divulgados alguns dados quanto ao impacto do Acordo CETA, que entrou em vigor, sob bastante ceticismo e muitas críticas quanto ao seu potencial, a título provisório, em 2017. Com base nos dados, agora disponibilizados, percebemos que esta parceria comercial já começa a dar frutos, apesar da instabilidade comercial criada pelo período do Covid-19, que surgiu pouco depois do Acordo estar em vigor. Segundo o EUROSTAT, o valor das exportações da União Europeia para o Canadá cifrou-se nos 47,3 mil milhões de euros e as importações do Canadá representaram 29,6 mil milhões de euros na balança comercial da UE, o que representa um aumento de 66% relativamente às trocas comerciais pré-CETA (ano de 2016).

Fontes:

Comissão Europeia, Canada – European Union Digital Partnership, 24 Novembro 2023

Comissão Europeia, CETA Works, CETA Delivers

Parlamento Europeu, EU-Canada Relations, Novembro 2023

Lúcio Gomes

Related Posts

Leave A Comment