• Domingo , 28 Abril 2024

O Acordo UE-Mercosul é mais do que um acordo comercial

Será que a presidência espanhola da União Europeia vai conseguir concretizar o seu objectivo da ratificação do Acordo até ao final de 2023, como era a sua ideia inicial? Se o objectivo já era difícil de atingir, agora com a eleição de um novo presidente na Argentina, Javier Milei, com um programa político e económico radical e desfavorável ao Mercosul, parece ainda mais difícil. 

Todavia,  tal como assinalou investigador sénior do Centro de Estudos de Governação Global da Universidade de Lovaina, Gustavo Müller,  o Acordo de Associação UE-Mercosul é mais do que um acordo comercial. Põe em evidência a necessidade de a UE pensar estrategicamente e agir de forma coerente na sua ação externa, coordenando interesses económicos e geopolíticos. Constitui igualmente um teste à capacidade da UE para promover relações a longo prazo e mutuamente benéficas com a América Latina.»

Ver Gustavo Müller, ‘The EU-Mercosur Deal Is About More Than Trade’ in Carnegie Europe, 16/11/2023, https://carnegieeurope.eu/strategiceurope/91029).

Related Posts

Leave A Comment