• Terça-feira , 16 Abril 2024

União Europeia e EUA encerram diferendo comercial sobre o aço e alumínio

Fonte: Conselho da União Europeia (2021)

«A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente Joe Biden dos Estados Unidos acordaram hoje em encetar negociações relativas a um acordo global sobre aço e alumínio sustentáveis, que representa um novo marco na relação transatlântica e nos esforços envidados pela UE para alcançar a descarbonização das indústrias do aço e do alumínio a nível mundial na luta contra as alterações climáticas. Os dois Presidentes acordaram igualmente numa interrupção dos litígios bilaterais no seio da Organização Mundial do Comércio sobre o aço e o alumínio. Esta decisão baseia-se no êxito recente do relançamento da relação comercial transatlântica, nomeadamente a implementação do Conselho de Comércio e Tecnologia UE-EUA e a suspensão dos direitos aduaneiros nos litígios entre a Boeing e a Airbus.

O fabrico de aço e alumínio é uma das maiores fontes de emissões de carbono a nível mundial. Para que a produção e o comércio de aço e alumínio sejam sustentáveis, temos de resolver a questão da intensidade carbónica da indústria, juntamente com os problemas de sobrecapacidade. O acordo global procurará assegurar a viabilidade a longo prazo das nossas indústrias, incentivar a produção e o comércio de aço e alumínio com baixa intensidade de carbono e restabelecer condições orientadas para o mercado. O acordo estará aberto à participação de todos os parceiros que partilhem das mesmas ideias.

Além disso, na sequência do anúncio dos Estados Unidos de que eliminarão os direitos aduaneiros previsto na secção 232 sobre as exportações de aço e alumínio da UE até aos volumes comerciais anteriores, a União Europeia tomará as medidas necessárias para suspender as suas medidas de reequilíbrio em relação aos Estados Unidos. As duas partes acordaram igualmente numa interrupção dos litígios no âmbito da OMC sobre esta questão.»

Ver Comissão Europeia, UE e EUA acordam em encetar negociações relativas a acordo global sobre aço e alumínio sustentáveis e em suspender litígios comerciais sobre o aço e o alumínio (Comunicado de Imprensa, 31/10/2021).

Related Posts

Leave A Comment