• Terça-feira , 19 Março 2024

União Europeia e Tailândia relançam negociações comerciais

Foi no passado dia 15 de março que a União Europeia (UE) anunciou o retomar de negociações com a Tailândia tendo em vista a negociação de um Acordo de Comércio Livre. Segundo a Comissão, este será um Acordo que, para além de estreitar as relações comerciais em termos de bens e serviços, investimento e contratos públicos, harmonização dos controlos veterinários e fitossanitários, proteção dos direitos de propriedade intelectual, entre outros, irá ter também a sustentabilidade como pedra basilar, seguindo as políticas anunciadas pela Comissão no ano de 2022.

A confirmar-se o sucesso nas negociações deste acordo, a UE reforça a sua posição nesta zona geográfica após a celebração do Acordo Comercial com o Vietname, estreitando agora relações com a segunda maior economia da região do ASEAN. Por outro lado, a União Europeia apresenta-se como o quarto maior parceiro comercial da Tailândia, representando este acordo, uma excelente oportunidade para os investidores e empresas da UE reforçarem a sua presença em mercados em expensão na região como o sector das energias, o mercado automóvel e o mercado de microchips.

Seguem-se agora novas rondas negociais no sentido de fazer avançar significativamente as posições de ambas as partes com o intuito de fechar o Acordo com a maior rapidez possível, concluindo assim um processo que se iniciou em 2013, mas que ficou em suspenso após o golpe militar neste país em 2014. A concretizar-se, este será o quinto país asiático com quem a UE assina um Acordo de Livre Comércio, a juntar ao já mencionado acordo com o Vietname e aos países, mais a Oriente: Singapura, Japão e Coreia do Sul.

Ver Comissão Europeia, UE e Tailândia relançam negociações comerciais, Comunicado de Imprensa de 15/03/2023.

Lúcio Gomes

Related Posts

Leave A Comment