• Quarta-feira , 24 Abril 2024

O novo acordo comercial União Europeia-Mercosul

A União Europeia e o Mercosul chegaram finalmente a um compromisso em matéria comercial a 28/06/2019. Permitiu concluir um longo, e, por vezes, bastante frustrante, processo de negociações o qual se prolongava desde finais dos anos 1990, ou seja, durou duas décadas. O acordo de livre comércio agora concluído é a componente mais importante de um abrangente acordo de associação e cooperação entre a União Europeia e o Mercosul.

Face ao agora acordado entre ambas as partes, a esmagadora maioria dos direitos aduaneiros actualmente em vigor sobre os produtos transaccionáveis entre os dois blocos comerciais, serão gradualmente eliminados. Espera-se, assim, um impacto bastante positivo no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), das exportações e empregos na União Europeia.

Naturalmente que este acordo gera boas perspectivas para a empresas portuguesas exportarem mais para os países Mercosul, existindo uma especial expectativa de incremento do comércio com o Brasil.

Fontes: Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia e análise do Acordo União Europeia-Mercosul efectuada na Folha de São Paulo. O texto do Acordo está também acessível no site da DG Comércio da Comissão Europeia.

Related Posts

Leave A Comment