• Terça-feira , 19 Março 2024

Quem vai ganhar a batalha final do Brexit?

Fonte da imagem: Wikimedia

«1. Como todos os que têm acompanhado de perto o processo de negociações do Brexit, estou com grande expectativa quanto ao seu resultado final. Face às inúmeras variáveis da política interna britânica e da política da União Europeia, que se interligam aqui de forma bem complexa, as incertezas continuam a ser muitas. Neste contexto, tentar perceber o rumo do processo e efectuar previsões é um exercício particularmente falível.

Em qualquer caso, é analiticamente útil, nesta altura, traçar alguns cenários sobre a provável evolução política, a partir do ponto em que nos encontramos: a esmagadora rejeição do acordo fechado a 14/11/2018 por Theresa May com a União Europeia, numa votação parlamentar onde teve 432 votos contra e apenas 202 votos a favor. Pior ainda, Theresa May teve mais de uma centena de deputados do seu próprio partido a rejeitá-lo abertamente. […]»

Ver artigo completo no Público de 17/01/2018.

José Pedro Teixeira Fernandes, professor coordenador da Licenciatura em Comércio Internacional do ISCET / Investigador do IPRI-NOVA

Related Posts

Leave A Comment